segunda-feira, 18 de julho de 2011
SEMINÁRIO MÍDIA E DEFICIÊNCIA
Gentém, depois de uma trabalheira danada (certo que ganhei vários fios de cabelo branco), eu tenho a felicidade de convocar as pessoas com deficiência para um grande bate-papo com a turma da imprensa. Sim, porque a tão esperada e desejada inclusão que nós queremos depende essencialmente de uma profunda mudança cultural. E a construção dessa "rampa" na cabeça das pessoas pode ser bem mais rápida com o apoio da mídia. Ações de marketing social em novelas e filmes mostraram seu poder nos últimos anos. A imprensa também tem seu papel ao quebrar preconceitos através da informação e ao mostrar uma imagem positiva das pessoas com deficiência.
Acessibilidade aos meios de comunicação é outro ponto fundamental para a inclusão. Como ter pessoas cegas e surdas cidadãs se elas não tem acesso à informação?! Os recursos que permitem o acesso à informação são lei no Brasil. Além de permitirem a plena participação, eles aumentam o sentimento de representação.
Bueno, desde o começo do ano estou à frente de um projeto chamado Assembleia Inclusiva e dentre várias ações estamos promovendo o Seminário Mídia & Deficiência: qual o papel da comunicação no processo de inclusão?
Será um grande debate entre jornalistas com e sem deficiência, profissionais que atuam nos grandes veículos de comunicação, professores dos cursos de comunicação (afinal essa pauta tem que estar na universidade, no currículo dos futuros comunicadores), representantes das pessoas com deficiência e também do queridão Jairo Marques, jornalista cadeirante que é chefe de reportagem da Agencia Folha e assina o blog Assim como Você.
Vamos distribuir no encontro um pequeno Manual de Mídia Inclusiva para facilitar a vida dos jornalistas quando o tema for "pessoa com deficiência".
Te liga na programação. Só gente fina elegante e sincera.
Programação:
08h - 08h30 Credenciamento e Inscrições
08h30 - 09h Abertura
Presidente da Assembleia Legislativa -Dep. Adão Villaverde
Presidente da FADERS - Cláudio Silva
Presidente do grupo Record RS - Fábio Tucilho
Gerente de Recursos Humanos do grupo RBS - Fernanda Damiani
Diretor de Jornalismo do grupo Bandeirantes RS - Renato Martins
09h - 10h Painel 1 - MÍDIA PARA INCLUSÃO
Relato: Gustavo Trevisi - jornalista com paralisia cerebral, atua na Secretaria Estadual da Saúde
Jairo Marques - Chefe de reportagem da Agência Folha, coordenando a produção da equipe de correspondentes nacionais do jornal e mais um grupo de repórteres na sede, em São Paulo, e colunista do caderno Cotidiano, onde escreve quinzenalmente às terças-feiras. Assina também o blog Assim como Você, que
trata de temas relacionados às pessoas com deficiência. Utiliza cadeira de rodas desde a infância.
Edelberto Behs - Coordenador do curso de jornalismo da UNISINOS
Givanildo Menezes - Gerente de jornalismo da Record
Mediação: Juliana Carvalho - Coordenadora do Projeto Assembleia Inclusiva, coordenadora do Movimento Superação RS, apresentadora do programa Faça a Diferença. Autora do livro Na minha cadeira ou na tua?. Assina os blogs Sem Barreiras, do grupo RBS, e o Comediasdavidaaleijada.blogspot.com
10h - 10h30 Aberto para Debate
10h30 - 10h45 Intervalo
10h45 - 11h30 Painel 2 - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA
Jairo Marques - Chefe de reportagem da Agência Folha, coordenando a produção da equipe de correspondentes nacionais do jornal e mais um grupo de repórteres na sede, em São Paulo, e colunista do caderno Cotidiano, onde escreve quinzenalmente às terças-feiras. Assina também o blog Assim como Você, que trata de temas relacionados às pessoas com deficiência. Utiliza cadeira de rodas desde a infância.
Manoel Soares - Repórter da RBS
Ercy Pereira Torma - Presidente da Associação Riograndense de Imprensa
Vitor Necchi - Diretor do curso de jornalismo da FAMECOS
Mediação: Roberto Oliveira - Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência
11h30 - 12h15 Aberto para Debate
12h15 - 14h Intervalo para Almoço
14h - 15h Painel 3 - ACESSIBILIDADE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Relato: Juliana Carvalho - Coordenadora do Projeto Assembleia Inclusiva.
Representante da FENEIS
Lelei Teixeira - Jornalista e sócia da Pauta Assessoria.
Deca Soares - Coordenadora de Produção da Zero Hora
Deivison Campos - Coordenador do curso de jornalismo da ULBRA
Mediação: Jorge Amaro Borges - Chefe de gabinete da FADERS
15h - 15h30 Aberto para Debate
15h30 - 15h45 Intervalo
15h45 - 16h45 Painel 4 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NA COMUNICAÇÃO
José Maria Rodrigues Nunes - Presidente do sindicato dos jornalistas do Rio Grande do Sul
Ana Cristina Cypriano Pereira - Relações Públicas, Especialista em Educação Tecnológica Inclusiva. Mestre em Educação pela UFRGS na área de Educação Especial e Processos Inclusivos. Professora da FABICO.
Guilherme Castro - Diretor de Programação da TVE
Vivian Missaglia - Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão. Colaboradora da Inclusive. A Inclusive - revista digital de direitos humanos, cidadania e inclusão social (www.inclusive.org.br) é um projeto autônomo e colaborativo que tem como foco a promoção da inclusão social por meio da produção e veiculação de conteúdos informativos sobre educação e direitos humanos relacionados a segmentos sociais em situação de vulnerabilidade, em especial às pessoas com deficiência.
Mediação: Paulo Brum - Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social
16h45 - 17h15 Aberto para Debate
17h15 - 17h45 Encerramento
André Pereira - Superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
O quê? Seminário Mídia & Deficiência: qual o papel da comunicação no processo de inclusão?
Quando? 27 de julho de 2011
Onde? Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa - Entrada pela esplanada
Inscrições: escola.legislativo@al.rs.gov.br
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Seminário Memória, Verdade e Justiça
No dia 31 de março de 1964 os militares tomavam o poder em nosso país. / 47 anos depois do golpe militar, o seminário “Memória Verdade e justiça: as marcas da ditadura no cone sul”, discute reflexos dos anos de chumbo no Brasil e nos países vizinhos. Você vai acompanhar também as comemorações do dia Mundial de Conscientização do Autismo. Não perca!
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Deficiência na Infância
Ir à escola, fazer estripulias e brincar com outras crianças faz parte da infância. Com as crianças que tem deficiência não é diferente, apenas pode ser preciso adaptar as brincadeiras e o ritmo de aprendizagem: deficiência na infância é pauta desta edição.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Dor
Imagine sentir dor 24 horas por dia. Essa é a realidade de um numero cada vez maior de pessoas. Nesta edição do Faça a Diferença vamos falar sobre dor crônica. Você vai saber também como funciona uma clínica de tratamento da dor.
terça-feira, 29 de março de 2011
Lazer Acessível
Fazer compras, ir ao cinema, sair para jantar com os amigos. São atividades de lazer e cultura fundamentais para qualquer pessoa. Mas, será que os cadeirantes conseguem fazer isso com facilidade? Será que esses lugares tem acessibilidade? É o que você vai conferir nessa edição do Faça a Diferença.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Lúpus
O corpo contra o próprio corpo. Nesta edição do Faça a Diferença, você vai saber mais sobre o lúpus eritematoso sistêmico, uma doença inflamatória autoimune com causa de desconhecida, que embora não tenha cura, pode ser tratada.
Solidariedade
Catástrofes que levam vidas. Pessoas que arriscam a própria pele para ajudar o próximo. Adoção e trabalho voluntário. Na primeira edição inédita do faça a diferença, vamos falar sobre um dos mais bonitos sentimentos do ser humano: a solidariedade.
Medicina Tradicional Kaingang
A terceira edição do Encontro de Medicina Tradicional Kaingang aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro de novembro. O evento realizado no Morro do Osso que reuniu cerca de trezentos é essencial para a confraternização das comunidades kaingangs do estado e para a preservação da cultura tradicional deste povo.
Ataxia
Andar cambaleante, falta de coordenação motora, fala enrolada e problemas na visão. A primeira vista, parece uma pessoa alcoolizada. Cuidado, porque esses são os sintomas de uma rara disfunção do sistema nervoso central, chamada ataxia.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Vaidade e Deficiência
Quem não tem vaidade? As pessoas com deficiência definitivamente têm. Apesar das dificuldades que elas podem encontrar para se adaptar ao mundo da beleza, que ainda é voltado para aquelas sem deficiência, é possível cuidar do visual e ainda da auto-estima.
Semana de Acessibilidade
Esta edição do Faça a Diferença está surpreendente e cheio de novidades, nós fomos à Brasília para conferir a sexta semana de valorização da pessoa com deficiência do Senado.
Consciência Negra
A 1ª Semana da Consciência Negra promovida pela Assembleia Gaúcha foi celebrada entre os dias 16 e 22 de novembro de 2010. O evento homenageou dois negros que são heróis brasileiros: Zumbi dos Palmares e o almirante negro João Cândido. Nesta edição do faça a diferença você vai saber mais sobre a cultura, a tradição e a religiosidade do povo negro. Faça a Diferença, quem faz, assiste.
Parada Livre 2010
Com o tema a sexualidade tem todas as cores, a décima quarta edição da parada livre reuniu milhares de pessoas no parque da redenção. O faça a diferença foi conferir essa bela festa da diversidade.
Esportes Adaptados
Cegos no futebol, no xadrez... cadeirantes no basquete, na esgrima. Você vai conferir a primeira edição dos Jogos da Igualdade que reuniu 300 atletas com deficiência. E mais, a paixão pelo esporte e pela velocidade não tem limites. Cadeirantes que gostam de adrenalina agora podem se aventurar no kart adaptado.
terça-feira, 1 de março de 2011
Feira do Livro
O faça a diferença foi conferir a acessibilidade na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do País. Você também vai curtir os eventos que rolaram voltados às pessoas com deficiência.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Comunicação Popular
Os problemas históricos de desigualdade e exclusão em nosso país se refletem também na comunicação e na cultura: um pequeno grupo controla a produção e circulação de sons e imagens. Em função de interesses de mercado esse grupo ignora identidades e anseios socioculturais. Prevalece o apelo ao consumo. Na contramão da informação de massa, surge a comunicação popular. Uma comunicação que respeita a diversidade cultural e não tem fins lucrativos.
AL Inclusiva
A Casa do Povo é o lugar onde são criadas as leis que vão defender a igualdade de oportunidades. Em dois mil e dez, foram aprovados vários projetos que visam a inclusão.
Assinar:
Postagens (Atom)